quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Gasolina sem chumbo, a idade da Terra e uma tendência natural para a asneira

Na realidade, Gasolina sem chumbo é um pleonasmo, a Gasolina não leva chumbo na sua constituição.

No início da construção automóvel, era frequente acontecer uma coisa algo aborrecida durante a condução, conhecida como detonação do motor. Como podem ver pelo nome, não era algo de muito agradável para acontecer quando se conduz.

Thomas Midgley Jr. a trabalhar para o centro de pesquisa da General Motors, descobriu que um composto denominado Chumbo de Tetraetilo, reduzia consideravelmente o fenómeno de detonação do motor. Nada melhor que meter o Chumbo de Tetraetilo para dentro da gasolina e não haveria mais problemas. A General Motors, em conjunto com outras companhias construiu a Ethyl Corporation, para produzir tanto Chumbo Tetraetilo quanto pudessem. A empresa usou o nome Ethyl, porque o Chumbo, era demasiado conhecido por provocar cegueira, insónias, insuficiência renal, perda de audição, cancro, vários tipos de paralisia e disturbios mentais. O envenenamento por chumbo é conhecido por Saturnismo e era muito frequente nos chapeleiros que o usavam no fabrico de chapéus, alguém se lembra da história da Alice no País das Maravilhas e a festa de chá?
Até o próprio Midgley tinha sentido na pele o que chumbo era capaz de provocar, mas nada o impedia de virar Chumbo Tetraetilo sobre as mãos e inalar os seus vapores perante os jornalistas quando confrontado com os perigos do chumbo, para provar a sua inocuidade.


Mas Midgley não descansou, depois do sucesso do Chumbo tetraetilo, lançou-se sobre outro problema bastante desagradável da época... o rebentamento de frigoríficos. Os frigoríficos usavam gazes bastante inflamáveis, e quando se dava uma fuga, era bom ninguém estar por perto.
Midgley para impedir isto de acontecer, inventou um produto perfeitamente inofensivo para o ser humano, o Clorofluorocarboneto, também conhecido por CFC. O CFC foi adoptado imediatamente, era tão inofensivo que foi usado em sprays, sitemas de ar condicionado bombas de ar e muitas outra coisas.

O que ninguém se apercebeu na altura é que o CFC elimina da atmosfera outro gás, o O3 também conhecido por Ozono.

O Sr. Midgley também teve muita influência na dificuldade que um outro cientista teve em descobrir a idade da Terra, mas o post já está grande que chegue

5 comentários:

Adriana disse...

eu gostava d saber é o q aconteceu a esse sr. Midgley...

A disse...

o senhor teve poliomilite que o deixou de cama. como tava desocupado, criou um mecanismo à base de cordas para se levantar, um dia correu mal e enforcou-se acidentalmente nas cordas.

eu não queria contar isto, mas tu tinhas que perguntar...

Adriana disse...

todas as minhas questões são extremamente oportunas :D

A disse...

um esquecimento imperdoável, obrigado ao gud_dei por me lembrar dos chapeleiros ;)

www.eraldonaz.com disse...

EPA portugues
http://www.scribd.com/doc/3672674/EPA-portugues

REGISTRO NO EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) nº#201220001 e ...


EPA portugues
REGISTRO NO EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) nº#201220001

www eraldoffi myffi biz-laudoUFMG
Este laudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

BoschReport
A Sede da Bosch na Alemanha fez um teste com as cápsulas e disponibilizou para FFI

Treinamento completo produto FFI
Analisou os benefícios oferecidos pela tecnologia MPG-CAPS, MPG-MEGA-CRUMBS e MPG-BOOST...


Intertek teste FFI - traduzido

Intertek Teste - Original


mais detalhes aqui.
http://www.scribd.com/people/view/1517431-eraldo-nazario